Conquistar novos clientes é sem dúvida nenhuma a parte mais difícil de todo o processo de venda. Mais conhecida como , a arte de conquistar não depende somente da qualidade do produto ou serviço (é lógico que isso ajuda muito, mas não é o principal), é preciso ter arte e mestria para saber encontrar um novo cliente.

O mercado está cada vez mais saturado de empresas a fazerem exatamente a mesma coisa que a sua. A qualidade do produto ou serviço da concorrência é igual (e por vezes superior) a sua. Se é assim, então a pergunta a fazer é: “O que faz toda a diferença para conseguir angariar um novo cliente?”. A minha resposta para esta pergunta é: “A QUALIDADE DO VENDEDOR

Somente a qualidade do vendedor faz toda a diferença na hora de um potencial cliente comprar. Ele primeiro vai acreditar e confiar na sua palavra, mesmo que reconheça que o produto ou serviço que vende são muito bons.

Para que você seja este vendedor de qualidade, deixo aqui cinco dicas muito simples e fáceis de serem implementadas. Eu as sigo e acredite que fazem toda a diferença no final do mês.

Primeira dica: Procure os potenciais clientes com maior retorno financeiro

Já dizia a minha avozinha: “Quem trabalha para pobre, pede esmola para dois”. O seu objetivo é fazer a empresa ter lucro. Então, para que a sua empresa (e você) tenha mais lucros, não vale a pena estar a correr atrás de quem não interessa nada, certo? Se você é do tipo de vendedor que adora correr atrás e atirar em qualquer pardal, pare. É altura de canalizar as suas forças e potencial para empresas que valham a pena. Procure as águias e deixe os pardais para a concorrência.

Segunda dica: Parta um grande problema em pequenas partes e venda uma solução para resolver cada uma destas partes em específico

Partilho outro ditado da minha avozinha: “Sabe como se come um elefante? É as colheradas”. Um grande problema nunca tem uma só solução. Por vezes é a arte do vendedor que permite entender a dimensão global do mesmo, saber partir em pequenos problemas e depois criar uma solução específica para cada um deles. Você é alguém que apresenta uma grande solução para um grande problema e passa meses (as vezes anos) a tentar finalizar o projeto ou dos que parte em pequenos pedaços e vai ganhando as batalhas intermédias até a vitória final na guerra?

Terceira dica: O jarro nunca está completamente cheio. Você é capaz de muito mais

Se não conhece esta fábula, por favor leia aqui no blogue do Paulo Coelho. O que quero transmitir com esta dica é que nunca acredite que você não é capaz de fazer mais. Há sempre algum espaço onde você pode encaixar um pouco mais de: formação, conhecimento, prioridade, família, amigos, frequentar um ginásio ou mesmo ter um tempo para não pensar em nada. Só quando você aprender a criar e gerir o seu tempo da melhor forma é que vai conseguir ter capacidade de concretizar a primeira dica.

Quarta dica: resolva os problemas mais complexos primeiramente

Você não é diferente de nenhum ser humano de nenhuma nacionalidade. É um mal que não vê, cor, religião ou sexo. Temos uma tendência natural de primeiro fazer aquilo que nos dá mais prazer e somente depois pegar nos “pepinos” maiores. Mas o problema é que quanto mais tempo você gasta a resolver probleminhas de caca, o problema maior vai ficar mais complicado de resolver e terá menos tempo disponível para o resolver bem. Já reparou na sensação de bem-estar que tem quando consegue resolver um problemão complicado? Pois é, mas você só sente isso depois, por que antes, para começar a pensar pegar no tema para resolver, levou vários dias a fugir.

Quinta dica: Não se deixe bloquear. Avance por um lado qualquer

Eu digo muitas vezes as pessoas que trabalham comigo. Mais vale uma má decisão do que uma não decisão. Por isso se vai ficar a olhar para o céu a espera que alguém lhe diga o que tem que fazer ou qual o caminho a seguir, não vai sair da cepa torta. Para realizar a primeira dica, esta é sem dúvida a dica ZERO. Saia da mesmice e procure ser o excelente vendedor que eu acredito que é.

E é isso que tenho a dizer esta semana. Muito obrigado, pense nisso e boas .

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email. Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

    Complete a frase: VENDER É....

    O que captou o seu interesse no Artigo?

    Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória

    Como chegou até ao meu site?

    NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter

    Como classifica o interesse do Artigo?

    BaixoSuficienteBomMuito Bom

    Sugeria o meu site a algum amigo ou colega?

    SimNão

    Com que frequência visita o meu site?

    1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes

    Nome:

    email:

    Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?

    Clique em ->

    [email_link]

    Quer conhecer cinco dicas para conquistar novos clientes?

    Coach Wilques Erlacher

    ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

    WhatsApp chat