Responda-me uma questão simples: você é uma pessoa curiosa?

Ao longo destes anos tenho trabalhado com muitos vendedores e variadíssimos gestores comerciais. Uma das conclusões que rapidamente cheguei foi que a curiosidade é um pré-requisito que deveria constar em todos os anúncios para contratação de vendedores. Aliás, deveria ser obrigatório logo no acto da entrevista, validar o quão curioso é um vendedor. Isso será a garantia de nas .

Vamos então avaliar o quanto você é curioso

Imagina o cenário que alguém que acaba de conhecer num evento ou lhe é apresentado por alguém como um “Expert” numa função ou como tendo sucesso numa área de negócio que é do seu interesse e que também QUER ter sucesso nesta mesma área ou função, convida-o para sentar-se e (gentilmente) enche-o de perguntas?

Quando sabe que uma certa pessoa que admira foi promovido a CEO, ao encontrá-lo no seu caminho, pára-o e convida-o para jantar?

Você está a frequentar uma formação/evento sobre vendas, e aprendeu que um dos oradores ou participante descobriu uma forma brilhante para desvendar as “dores” de um cliente, você vai ao encontro dele e “algema-o” até que ele explique-lhe detalhadamente como conseguiu isso?

Acredito que neste momento a sua resposta é: “nem pensar, claro que não. Isso é ridículo!”

Certo, não tenho 100% de certeza, mas que é por fazer isso:

  • Se sentiria estúpido?
  • Que a outra pessoa iria ficar “inchada” de orgulho?
  • Que será melhor fazer isso pelo caminho mais longo e penoso, que é aprender sozinho, partir a cabeça a “inventar a roda”, do que ir pelo caminho mais fácil que é o de aprender com quem já trilhou o caminho e tem a solução a mão?
  • Por ter um sentimento de culpa por estar a utilizar um atalho para chegar ao sucesso?

Se for assim, então desista da profissão de vendedor. Não está talhado para este fantástica profissão que muito dinheiro nos rende, e que faz de nós verdadeiros guerreiros a abrir caminho para o sucesso da nossa empresa.

Se pelo contrário, quer mesmo trilhar esta profissão, da próxima vez que ouvir que alguém tem sucesso em alguma coisa que lhe interessa, tente usar a sua rede de contactos através do Linked-in, Facebook, etc, use a sua inteligência, e faça o que for necessário para conhece-lo e depois ligue-lhe, dê os parabéns pelo seu sucesso e tente agendar um encontro para que ele lhe diga como conseguiu atingir o sucesso.

Acha que ele não irá aceitar? Desengane-se. As pessoas adoram contar os seus sucessos. Quantas vezes entre amigos nos vangloriamos de ter conseguido vender X milhões de euros ou mesmo ter conseguido fechar negócio com uma importante conta? Por isso espere o melhor do seu interlocutor, pois falar do sucesso só o fará ficar mais orgulhoso da conquista que obteve. Aproveite pois este ensinamento far-lhe-á muito rico.

Pense nisso e boas vendas.

O curioso é o que mais consegue vender

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

WhatsApp chat