Guest Post: Vender

Por: Vitor Rafael de Lima Silva

Atualmente vender é muito mais do que propriamente vender. Os vendedores mais antigos irão entender o que falo, pois viveram diversas variações no modo de atuar e junto delas, vieram as adaptações necessárias para a sobrevivência num mundo cada vez mais globalizado e competitivo.

Destaco algumas destas mudanças para uma breve reflexão das variações de perfil:

Planejamento

Sou uma pessoa muito focada em todas as minhas atividades, e o responsável por este foco é o planejamento de metas e formas de atingi-las.

No dia-a-dia é imprescindível que tenhamos nossas atividades listadas para que não percamos tempo, porque “Tempo é dinheiro“, e além de dinheiro tempo é saúde, amizade, relacionamentos… Com um bom planejamento conseguiremos tudo isto.

Você pode começar planejando a sua semana. Normalmente quando planejo atividades de curto prazo faço uma agenda na sexta-feira para a semana seguinte.

Utilize a sexta-feira a tarde! Este período é comumente tido como perdido devido ao início do fim de semana.

Depois diariamente faça uma lista das atividades, sempre atribuindo prioridades. Se não conseguir cumprir a lista diária, jogue para outro dia, mas fique atento em resolver todas as prioridades.

Você pode também planejar um mês, um semestre, um ano, cinco anos, dez anos… Isto depende da visão que você quer ter de sua vida e de suas atividades. Eu por exemplo planejo para cinco anos.

Vou procurar não aprofundar muito o assunto, pois não é sobre planejamento que estamos falando e sim sobre “vender”.

POSTURA

Engana-se aquele que acredita ser mais do que seu cliente, aquele que procura aparecer mais do que deve. Devemos ter a postura correta diante de cada pessoa ou grupo de pessoas, isto chama-se adaptabilidade. Sim, devemos nos adaptar as pessoas com as quais nos relacionamos (por mais difícil que possa parecer). Ninguém negoceia, ou melhor, acredita numa pessoa diferente. Procuramos confiar em nossos semelhantes, em pessoas que pensam como nós!
Planejar antes de ir a uma reunião de negócios é essencial, principalmente gastar um bom tempo pensando em como tratar o perfil da pessoa a qual encontraremos.

CONHECIMENTO

Que devemos conhecer o produto, o mercado, perfis de pessoas, concorrência, técnicas de vendas, entre outros não é nenhuma novidade. Tanto é que escutamos e lemos isto praticamente todos os dias. Quem não participou de treinamentos de produtos onde o palestrante bateu fortemente nestes assuntos?

Pois bem, se já participamos de diversos treinamentos ministrados por pessoas de sucesso e todos eles nos disseram que este é o caminho, acho que devemos segui-lo, certo?

Com a tecnologia o conhecimento tornou-se algo sem desculpas, tornou-se parte da venda. Se você não conhece o seu mundo, não sobreviverá nele.
NETWORKING

Para iniciar este assunto pergunto: Quais as redes sociais que você participa?

Se sua resposta for menos de três, você está fadado a perder espaço no mercado. Duro não?

Então você diz que possui diversos cartões-de-visita, pessoas conhecidas, etc. Tudo bem, mas estas pessoas possuem também diversos outros conhecidos e, provavelmente possuem perfis em redes sociais e a internet é o local onde buscam produtos e serviços. É lá que as coisas acontecem. Sem se esquecer que você pode receber diversas indicações, atualizar-se do mercado e da concorrência sem sair pela rua procurando uma banca de jornal, ou revistas especializadas.

Finalizando quero dizer que todos temos nossa forma de vender e que não existe certo ou errado. Apenas compartilhei com os leitores a minha forma de olhar para o mundo dos negócios.

Sempre existem coisas novas acontecendo e procuro estar sempre bem atualizado para aprender e dividir com os amigos e pessoas de meu círculo de relacionamentos.

Para compartilhar mais ideias podem acessar meu blog (www.vitorrafaeldelimasilva.blogspot.com.br)

Adicionar-me no linkedin (br.linkedin.com/pub/vitor-rafael-de-lima-silva/2a/153/95a/)

Facebook (http://www.facebook.com/vrls29)

Twitter (@vitorrafael010)

Via e-mail (vrls29@gmail.com)

Abraços e sucesso!

Guest Post: Vender

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

WhatsApp chat