Não pense que isso é um motim. Não estou a motivar nenhuma revolução interna, mas uma coisa é certa, uma grande parte dos comerciais durante a sua existência numa comercial, pensa se deverá ou não confiar nos conselhos dados pelo seu Director Comercial. Não vale a pena disfarçar, este é um problema que todas as empresas, na sua existência, têm de enfrentar.

Como disse, não estou a promover um motim e confiar nos conselhos do seu director Comercial deve ser, a princípio, uma excelente regra a ser seguida. Mas não significa que, tal qual uma avestruz deva meter a cabeça na areia, e seguir religiosamente o que ele (ou ela) lhe diz. Uma fórmula importante para ser bem sucedido e combinar os conselhos que recebe com uma boa “pitada” da sua própria experiência e conhecimento, antes de tomar alguma acção. Também é importante saber envolver o seu Director Comercial nos seus planos e pensamentos, antes mesmo de pedir os seus conselhos. Isso á ser a combinação perfeita do melhor dos dois mundos. Questões e problemas estão sempre a surgir quando se trabalha numa equipa de , assim nunca tenha medo de procurar a opinião do seu Director Comercial sobre as suas ideias, antes de avançar.

Na sua carreira de vendedor, irá encontrar Directores Comerciais que chegará a conclusão, que não deve seguir os seus conselhos. Poderá tentar uma abordagem de mudar de departamento, ou mesmo de empresa, mas deixo um aviso, não faça parte do problema, seja o motivador da solução. Quero dizer explicitamente que deve ser você a ajudar a mudar esta situação. Como? Podem ser várias formas, mas de certeza irá encontrar a que melhor solução para a sua carreira. Lembre-se que um mal Director Comercial terá influência no seu moral, na sua e no seu . Mal desempenho, significa impacto negativo nos seus números, nos seus rendimentos e no seu futuro na empresa. Saiba proteger-se.

Enquanto a maioria dos Directores Comerciais fazem um excelente trabalho com a sua equipa, não pense que não existem maus profissionais. Você conheceu-os, e como de certeza, já se deparou com algum no seu percurso profissional não vai deixar que isso lhe afecte.

Estes profissionais existem em qualquer tipo de empresa, das mini-micro-empresas as multinacionais, e o que vemos é o Director Comercial simplesmente sabotar por completo todo o departamento com os seus péssimos conselhos. Independentemente de quando isso acontecer na sua vida, acredite que o ditado que diz: “Trabalhar para pobre, é pedir esmola para dois!” é muito verdadeiro quando trabalhamos para um mal chefe. Se ele for incompetente e não sabe como vender, você faz parte da equipa de vendedores incompetentes.

Para terminar, você necessita de confiar no seu Director Comercial principalmente se ele for a garantia do seu (e da empresa) a longo prazo. Não desperdice o conhecimento que ele poder aportar ao seu quando tenha uma necessidade. Agora se você não confia no seu Director Comercial, é altura de começar a procurar um novo emprego ou então mudar de funções dentro da actual empresa.

Pense nisso e sucesso.

Devo confiar nos conselhos do meu Director Comercial?

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

WhatsApp chat