As mentiras que os maus vendedores adoram – Parte II

Na semana passada apresentei a primeira parte deste artigo onde expliquei quais as 5 primeiras mentiras que os maus vendedores gostam de aplicar. Para terminar esta lista, esta semana são as ultimas 6 mentiras. Espero que elas sirvam para você não se identificar com nenhuma delas.

Mentira nº 6 – Vou acalmar porque já trabalhei muito hoje

A pergunta que está a fazer é: “Mas o que isso tem de mentira?”, a resposta é:: NADA e TUDO. NADA se você aplicar esta frase numa sexta-feira a tarde depois de uma semana inteira a dar no duro para conseguir vender. TUDO, quando esta frase é dita numa segunda-feira logo as 10h00. A vida de vendedor não é fácil. Tal como todas as profissões, para se ter sucesso é preciso batalhar. É preciso treinar, estudar, procurar, transpirar e sofrer para depois disso poder descansar.

Mentira nº 7 – Eu mereço um aumento/promoção

Não duvido e não discuto que todo bom profissional seja merecedor de um aumento ou promoção. Quando é que isso se torna uma mentira? Quando você vive obcecado com isso e não age em conformidade para que isso aconteça. Torna-se uma mentira porque ao invés de todos os dias dar o seu melhor, você passa o tempo inteiro a comparar o seu trabalho com o seu colega. A dizer a toda a gente que é o melhor vendedor, porém não há um mês que você consiga atingir a sua quota. Passa o tempo inteiro na sala do café a falar mal dos colegas e depois quando fala com o seu chefe, reclama que é o trabalhador mais esforçado da equipa e que não tem nenhum reconhecimento por isso. Cuidado, só é promovido e aumentado quem realmente faz por merecer. A profissão de vendedor é medida por resultados. Se você os atinge, consegue progredir, se não consegue, então procure compreender onde está a falhar e corrija. Assim no próximo mês você fará parte dos que se deram bem.

Mentira nº 8 – Isso pode ser feito mais tarde

Um contato que não é feito quando deveria, é um contato perdido. Uma proposta enviada mais tarde do que o cliente esperava significa uma proposta perdida. Um compromisso que adiou só porque estava a chover e não queria molhar os pés, é uma vantagem que a concorrência ganha. Nas vendas não há depois. Há o agora e o fazer acontecer o mais depressa possível. Tudo o que for adiado é perdido. Se quer crescer e ser melhor vendedor, então não adie. Não procrastine o seu trabalho. Você é a única pessoa que pode fazer a diferença entre conseguir e perder um negocio.

Mentira nº 9 – Uma vez não vai fazer mal a ninguém

Esta mentira está muito relacionada com quem adora procrastinar o trabalho. Onde é que esta mentira acontece? Acontece nas vezes que te pedem para cumprir uma tarefa num determinado prazo e você não cumpre. Quando é suposto você fazer um número de telefonemas e não os faz. Quando deveria ter entregue um relatório e não entregou. Quando assumiu um compromisso com o cliente de lhe enviar uma proposta numa determinada data e não enviou. Todas as vezes que se comprometer com alguma coisa, cumpra. Não adie, não protele, não deixe que seja a sua concorrência a ganhar os seus negócios. Nas vendas, uma vez VAI FAZER MAL A TODOS.

Mentira nº 10 – Não vou ter a menor hipótese de ganhar este negócio

Tenha consciência do seguinte: “Não foque só no destino. Desfrute do prazer do caminho. Tem muito a aprender com isso!” se logo a partida você já se sente derrotado, então a derrota será o que vai conseguir. Não quero dizer que só deva pensar que vai ganhar, mas atitudes positivas atraem respostas positivas, até na matemática dizemos que mais com mais é igual a mais. Certo? Como já disse varias vezes, ser vendedor não é uma profissão para pessoas com um coração fraco. Só os fortes, destemidos, furões e determinados em conseguir vingar serão os que atingem o sucesso.

Mentira nº 11 – Já é muito tarde para mudar qualquer coisa

Há um ditado que diz que o jogo só acaba quando o arbitro apita o final. Até lá é dar o tudo por tudo para tentar mudar. Não há decisões finais até que a caneta esteja a assinar o pedido de compra. Até que isso aconteça a sua função é dar o tudo por tudo para alterar uma decisão a favor da concorrência. Não digo para ir com preços kamikazes, digo que tem que usar todas as armas (menos preço) ao seu alcance para pelo menos adiar a decisão ou por o seu produto/serviço em jogo. Desistir não é uma opção para quem quer atingir o sucesso.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

    Complete a frase: VENDER É....

    O que captou o seu interesse no Artigo?

    Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória

    Como chegou até ao meu site?

    NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter

    Como classifica o interesse do Artigo?

    BaixoSuficienteBomMuito Bom

    Sugeria o meu site a algum amigo ou colega?

    SimNão

    Com que frequência visita o meu site?

    1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes

    Nome:

    email:

    Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?

    Clique em ->


    [email_link]

    As mentiras que os maus vendedores adoram – Parte II

    Coach Wilques Erlacher

    ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

    WhatsApp chat