solutionsEstamos a 10 dias do final do mês de Janeiro e uma das desculpas mais usadas por um vendedor ineficiente é que como é o primeiro mês do ano os clientes ainda não estão preparados para comprar. O mesmo aconteceu no mês passado, pois em Dezembro os cliente já não tem tempo e dinheiro para comprar e estão a preparar os orçamentos do ano seguinte. Só com estas duas desculpas foram desperdiçados mais de 40 dias úteis para fechar novos negócios.

Mas hoje não vou falar de problemas que ocorrem no processo de . Vou falar de e de que você, como colaborador de uma empresa, deve ter desde o momento que é admitido.

Uma verdade suprema é que quando foi contratado o que o seu chefe espera de você é que ajude-o a ter menos problema e que contribua com mais soluções. Quanto mais problemas levar para ele menos capacidade de resolução atempada dos problemas terá.

Cada colaborador que uma empresa contrata tem um papel importante na evolução dos negócios. É expectável que o seu papel nesta cadeia seja o de trazer novas soluções e não de aumentar a lista dos problemas.

Quando você se depara com um problema e trabalha para encontrar uma (ou mais) solução, você até pode ter a necessidade de uma confirmação do seu chefe, mas é uma confirmação de qual é a melhor SOLUÇÃO somente.

Se quer continuar a ser considera um valor para empresa que trabalha, deixou uma serie de linhas orientadoras que deve ter sempre presente quando entra ao trabalho:

  • O seu Valor aumenta a cada vez que traz uma solução para um problema e diminui o seu Valor por cada problema sem solução que apresente.
  • O colaborador mais Valioso de uma empresa é o que apresenta mais ideias para resolver os problemas que vai tomando conhecimento.
  • Ma empresa vê os colaboradores com maior como os primeiros a serem promovidos.
  • Quando uma empresa contrata um novo colaborador está a espera que ajude a resolver os problemas conhecidos ou que venham a ser conhecidos.

azeite
Se quer demonstrar esta atitude de compromisso com o processo de resolução de problemas, eis as principais características que deve assumir antes de iniciar este percurso:

Faça muitas perguntas – quando conseguiu identificar um potencial problema, nesta fase pode ser que somente você tenha notado o potencial do problema ou que até já tenha sido detetado no passado mas por um motivo que não conhece tenha sido ignorado. É muito importante ao começar a pensar na possível solução, questionar os seus colegas para validar se o tipo de solução que está a pensar propor já foi apresentada no passado. Se não foi, enão é hora de avançar com toda a força em direção da solução.

Procure algum consenso – Pode parecer estranho, mas por vezes as soluções que propomos podem não estar alinhadas com a política ou mesmo a cultura da empresa. Da mesma forma que questionou para saber validar a sua solução, questionar os seus colegas e pares podem ajudá-lo a trazer mais aliados na caminhada para a solução final.

Não comece do zero – Os problemas que uma empresa enfrenta não são únicos e exclusivos. É bem possível que com algum esforço adicional em procurar informação na internet, em publicações especializadas no seu mercado irá encontrar problemas muito semelhantes ao que detetou e até mesmo compreender a forma como outras empresas solucionaram. Isso pode poupar muito do seu tempo.

Teste antes de apresentar a solução – A indústria automóvel é um bom exemplo. Quando detetam um determinado problema de segurança, testam e arrebentam vários automóveis até conseguirem obter os resultados esperados e somente depois apresentam ao mercado. Com base neste princípio o que deve fazer é testar todas as fases da possível solução para o problema encontrado. Ao testar á até falhar, mas isso faz parte do caminho para o . Thomas Edison não desistia nos primeiros obstáculos. Ele sabia como ser bem-sucedido nas grandes tarefas porque executava uma de cada vez, até encontrar a que dava certo. Sempre buscando melhorias ele inventou várias coisas. Quando deparava com um problema buscava novas maneiras de solucioná-lo. Ele também sabia como ter ideias inovadoras. Ao invés de ficar parado achando que não conseguiria desenvolver a lâmpada ele persistiu em sua ideia até que ela fosse completamente realizada.

Pense nisso e boas vendas.

Apresente menos desculpas e problemas e mais soluções
Tagged on:                     

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

WhatsApp chat